ASSESSORIA

A etapa inicial é a confecção de um diagnóstico que pode ser feito:

1. Pela Quali-Projetos

2. Por uma consultoria contratada pela empresa, que trabalhará junto com a Quali-Projetos

3. Pelo próprio empresário, com a nossa participação direta

4. Por uma equipe da própria empresa qualificada para realizar este tipo de atividade.

Após a realização do diagnóstico, traça-se um cronograma com todas as atividades que serão necessárias.

As demais etapas seguirão o estabelecido neste documento.

Como, por definição, a missão da assessoria é o ato de assessorar, ajudar, assistir, auxiliar ou colaborar em determinada atividade, na etapa de identificação dos problemas significativos e busca das prováveis soluções, haverá participação direta do assessor interferindo nos processos da organização.

Quando se tratar de empresa certificada, o trabalho será iniciado por uma análise detalhada da documentação do Sistema de Gestão para que se possa dar andamento a manutenção do certificado.

Serão observadas as não conformidades menores deixadas pela equipe auditora da certificadora e/ou os pontos de melhorias apontados que poderão se tornar não conformidades com o decorrer do processo.

Também serão acompanhadas as não conformidades e ações tomadas pela empresa em função da Auditoria Interna.

Diante desse quadro inicial, será traçada a estratégia de trabalho.

Como, por definição, a missão da assessoria é o ato de assessorar, ajudar, assistir, auxiliar ou colaborar em determinada atividade, na etapa de identificação dos problemas significativos e busca das prováveis soluções, haverá participação direta do assessor interferindo nos processos da organização.

Assessorar na obtenção das Licenças Ambientais (Prévia, de Instalação e de Operação) no âmbito da CETESB ou junto às Prefeituras, onde estas tiverem autorização conforme Deliberação CONSEMA Normativa 01/2014, no licenciamento de empreendimentos e atividades de potencial impacto local.

Nosso trabalho se inicia com a coleta da documentação solicitada pela legislação, com a obtenção daqueles solicitados e dos que não estiverem disponíveis na empresa ou no escritório de contabilidade, como o MCE para a preparação do processo de licenciamento.

Se estenderá até a emissão, pelo órgão responsável, das Licenças Prévia e de Instalação, de forma concomitante.

E cessará a colaboração após a concessão da Licença de Operação.

Como Assessoria, ficará a cargo da Quali-Projetos, todo o processo operacional.

 Por definição, a missão da assessoria é o ato de assessorar, ajudar, assistir, auxiliar ou colaborar em determinada atividade, na etapa de identificação dos problemas significativos e busca das prováveis soluções, haverá participação direta do assessor interferindo nos processos da organização.

 

CONSULTORIA

Para a empresa não certificada, a Quali-Projetos focará no aconselhamento, de forma objetiva e independente, na identificação de problemas gerenciais potenciais e nas oportunidades de melhoria.

A consultoria analisará estes problemas e apontará soluções, chegando até a facilitar a implantação ou indicar assessores (da Quali-Projetos ou externos) para que o façam, mas não participará diretamente da implantação das ações.

Basicamente as atividades da consultoria serão as palestras, treinamentos nas normas e procedimento, estudos , comparações, análises, elaboração de pareceres, entre outros, fornecendo caminhos para que seja implantado o Sistema de Gestão. Isto não impedirá que a Quali-Projetos acompanhe e verifique os resultados.

Nosso trabalho tem como premissa inicial o Ciclo PDCA.

Para a empresa certificada, a Quali-Projetos focará no direcionamento, de forma objetiva e independente,  das não conformidades e/ou oportunidades de melhoria apontadas em Auditoria de Órgão Certificador Acreditado.

A consultoria analisará o Relatório de Auditoria e proporá ações preventivas e/ou corretivas,  mas não participará diretamente da implantação destas ações.

Por meio do acompanhamento da eficácia das ações tomadas, poderá indicar treinamentos nas normas e procedimento, acompanhará as análises dos dados do SG, oferecendo ferramentas para implementação das melhorias que se fizerem necessárias.

Nosso trabalho tem como premissa inicial o Ciclo PDCA.

Direcionar a empresa para obtenção das Licenças Ambientais (Prévia, de Instalação e de Operação) no âmbito da CETESB ou junto às Prefeituras, onde estas tiverem autorização conforme Deliberação CONSEMA Normativa 01/2014, para licenciamento de empreendimentos e atividades de potencial impacto local.

Nosso trabalho se inicia com o acompanhamento da lista de verificação da documentação solicitada pela legislação, de itens específicos, tais como MCE, seja na confecção ou  alteração.

Até a emissão, pelo órgão responsável, das Licenças Prévia e de Instalação, que pode ocorrer de forma concomitante, a Quali-Projetos monitorará o processo e indicará ações preventivas para o êxito do trabalho.

Até a concessão da Licença de Operação ou renovação da mesma, nosso envolvimento será no rastreio dos prazos e atendimento às questões emanadas pelo órgão ambiental (se houver).

© 2024 Quali-Projetos | Qualidade e Meio Ambiente
Back to top